Importação de tabelas de dados
Esta ferramenta é feita para importar tabelas de dados (isto é, dados organizados em colunas) para tabelas do programa, por exemplo: cargas, coordenadas, etc. A ferramenta pode ler os seguintes formatos:
- Arquivo de texto separado por delimitadores, por exemplo: vírgulas, semicolunas, abas, extensão de arquivo CSV
- Arquivo de texto genérico com largura fixa de colunas, os dados são organizados em colunas usando espaços ou guias, extensão de arquivo usual TXT
- Tabelas Microsoft Office Excel (Office Open XML) - extensão de arquivo XLSX
- Tabelas de sistema OpenOffice (OpenDocument) - extensão de arquivo ODS
A importação é organizada gradualmente em três etapas, que, além disso, varia de acordo com o formato carregado. No topo da janela é exibida uma breve ajuda. O programa tenta analisar o conteúdo do arquivo e sugerir os melhores parâmetros da transferência. Se o usuário alterar alguns parâmetros, o programa tenta lembrar essas mudanças e usá-las adequadamente para outros arquivos.
1º passo: selecionar um arquivo, determinar o tipo de arquivo e ver seu conteúdo
Nesta etapa, as partes visíveis são (1) Arquivo de entrada e (2) Pré-visualização do arquivo de entrada.
1º passo
2º passo: dividir o arquivo de entrada em colunas
Nesta etapa, as partes visíveis são (2) Pré-visualização do arquivo de entrada, (3) Parâmetros para a divisão do arquivo de entrada em colunas e (4) Arquivo de entrada dividido em colunas.
2º passo
3º passo: atribuir colunas a dados
Nesta etapa, as partes visíveis são (4) Arquivo de entrada dividido em colunas, (5) Atribuir colunas a dados importados e (6) Resultado da pré-visualização de importação.
3º passo
Depois de pressionar o botão "OK", os dados são transferidos para o programa.