Superfície de Deslizamento Plana
A rotura numa superfície de deslizamento plana é caracterizada pelo deslizamento de um bloco de rocha ao longo da superfície. A cunha da rocha pode ser definida por uma junta de dilatação. O procedimento da análise de estabilidade implica a determinação da força normal N atuante na superfície de deslizamento, a força de cisalhamento Tact (ativa) e a força de cisalhamento resistente Tres (passiva).
Forças atuantes na superfície de deslizamento
Os parâmetros da resistência ao cisalhamento e a força normal N atuante na superfície de deslizamento são os principais dados a introduzir para a determinação das forças de cisalhamento resistentes Tres. O cálculo da força de cisalhamento ativa Tact e da força normal N é influenciado pelo peso próprio do bloco (depende da geometria e peso volúmico da rocha), ancoragem, sobrecarga, influência do nível freático e efeitos sísmicos. A força ativa Tact e a força normal N são determinadas como o somatório de todas as forças consideradas na análise.
O programa considera diferentes tipos de superfícies de deslizamento:
- Suave
- Ondulada
- Em degraus
A verificação resultante pode ser realizada de acordo com a metodologia de verificação selecionada na janela "Configurações".