Teoria Linear (Poulos)
A análise da curva carga-assentamento de uma estaca isolada ou de um grupo de estacas baseia-se na solução descrita no livro Pile Foundations Analysis and Design (H. G. Poulos et. E. H. Davis, 1980), de acordo com a teoria da elasticidade e modificações atribuídas a medições in situ. O solo de fundação é caracterizado pelo módulo de elasticidade E e pelo coeficiente de Poisson ν. Este método permite obter a curva carga-assentamento para fundações por estacas (estaca isolada, grupo de estacas).
Os parâmetros base a introduzir para a análise são a capacidade de suporte da base da estaca Rbu e a capacidade de suporte da superfície da estaca Rsu. A capacidade de suporte última da fundação da estaca, e respetiva carga última, é dada pela equação Pu = Rsu + Rbu. Estes valores são obtidos pelo programa a partir da análise da capacidade de suporte vertical de estacas isoladas ou grupos de estacas e dependem do método de análise selecionado. Todos os fatores parciais da análise são assumidos como 1.0, de forma a que a resistência resultante seja maior que a obtida a partir da análise da capacidade de suporte.
Construção da curva carga-assentamento da estaca de fundação de acordo com o método de Poulos
Bibliografia:
Poulos, H. G. et. Davis, E. H.: Pile Foundations Analysis and Design. New York: John Wiley and Sons, 1980, chapter 5, pp. 71 - 108.